quarta-feira, 18 de novembro de 2009

MÉTODO DE ENSINO

A Escola de Educação Infantil Lago do Cisne oferece serviços educacionais baseados na linha do construtivismo, onde se atribui papel ativo ao sujeito, sob a influência do meio. É a criança que constrói seu conhecimento.

A escola busca a participação ativa de cada criança no aprendizado, isto é, rejeita a apresentação de conhecimentos prontos e rígidos, de forma que o conhecimento seja construído com cada criança de acordo com a realidade dela e a partir da experimentação, da pesquisa em grupo, do estímulo, da dúvida e do desenvolvimento do raciocínio.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O trabalho é organizado através de projetos que possibilitem desenvolver a aprendizagens de diferentes áreas do conhecimento (matemática, ciências, estudos sociais, etc.) ou seja, temas que fazem parte do mundo real e que ao mesmo tempo despertem o interesse e a criatividade através de experiências significativas às crianças.

As atividades educativas não se restringem a momentos especificamente planejados; elas incluem o que ocorre num todo na instituição como apoio, companheirismo, confiança, atenção, proporcionando condições para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, possibilitando assim o desenvolvimento integral e harmônico da criança.

Os projetos são globais, elaborados a partir da necessidade e interesse da criança levando em consideração o que ela quer e o que ela precisa saber. Dessa forma dá-se grande importância às atividades lúdicas, já que acredita-se que a criança aprende enquanto brinca.

O brincar estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança. Proporciona aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração da atenção, sendo assim indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.

AVALIAÇÃO

As avaliações são entregues aos pais semestralmente em forma de portfólios, ou seja, uma forma inovadora de avaliar o desenvolvimento da criança na educação infantil.

Portfólios são registros elaborados a partir das observações diárias das crianças nos diferentes momentos do processo de trabalho sendo consideradas no seu desenvolvimento os aspectos físicos, cognitivos, psicológicos e sociais, respeitando a criança em sua individualidade e espontaneidade nas descobertas do mundo.

No portifólio a criança é avaliada não apenas pela educadora mas também pela pedagoga, psicóloga, nutricionista e professores das aulas especializadas (Inglês, ballet, judô e música) e demais colaboradores da escola (cozinheira e auxiliar de serviços gerais). Além da análise do desenvolvimento da criança em forma de depoimentos de todos os colaboradores da escola, o portifólio é organizado com fotos da rotina das crianças e atividades desenvolvidas ao longo do semestre.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

JARDIM



No Jardim estão as crianças de quatro a seis anos de idade, que passam a se interessar no processo de aprendizagem. Por isso, o programa de desenvolvimento da escola Lago do Cisne compreende leitura, escrita, matemática, literatura, estudos sociais, geografia, ciências, música e arte, respeitando o ritmo de aprendizagem e o interesse de cada aluno.

Há uma pré-alfabetização, pois as crianças aprendem a reconhecer as letras, os números e a escrever o nome na agendinha. A professora planeja atividades que estimulem o desenvolvimento motor, intelectual, emocional, afetivo e social dos alunos, trabalhando sempre com a realidade dos alunos e incentivando a participação em grupo por meio do compartilhamento de experiências.

O objetivo do jardim é promover oportunidade para que a criança seja capaz de:

• Subir e descer degraus com facilidade
• Comer sozinha
• Reconhecer objetos sem vê-los
• Saber abotoar-se
• Conhecer e nomear as partes do corpo
• Copiar linha diagonal
• Ir ao banheiro sem auxílio
• Copiar e identificar as formas geométricas
• Desenhar figura humana com pelo menos 3 detalhes
• Lavar e enxaguar as mãos e escovar os dentes

MATERNAL



O Maternal é formado pelas crianças de três a quatro anos de idade.
Nesse estágio a criança tem condições para realizar atividades pedagógicas com maior concentração e melhor coordenação e tem maior autonomia na realização da rotina (higiene, alimentação e soninho).

São realizadas atividades com lápis de cor, brinquedos pedagógicos, livros, fantasias, materiais didáticos diversos e muitas brincadeiras, para tornar o ambiente o mais prazeroso possível.

O objetivo do maternal é promover oportunidade para que a criança seja capaz de:

• Comer com a colher sem auxílio
• Agarrar bola grande
• Parar subtamente
• Saltar
• Dizer o nome de uma cor
• Discriminar quente e frio
• Verbalizar
• Contar histórias curtas e simples
• Dizer o nome das partes do corpo
• Conhecer seu próprio sexo
• Copiar linhas vertiais e horizontais
• Discriminar: em cima, embaixo, lado, fora, dentro, pequeno, grande...

PRÉ-MATERNAL



O pré-maternal é formado por crianças de 2 a 3 anos, que progridem dos estágios iniciais da caminhada e passam a saltar e correr, a manipular e utilizar objetos com as mãos , começam a controlar os esfíncteres (primeiro os intestinos e depois a bexiga) e a desenvolver as suas competências lingüísticas.

As professoras estimulam as crianças a formular frases, contar, e iniciam o processo de abandono das fraldas, além de realizarem atividades com massa de modelar, giz de cera, tintas, jogos e brincadeiras que desenvolvam a motricidade ampla e fina. As atividades diárias são planejadas semanalmente pelas professoras, respeitando as necessidades e o desenvolvimento de cada educando.

O objetivo do pré-maternal é promover oportunidade para que a criança seja capaz de:

• Subir e descer degraus
• Chutar uma bola
• Ajudar a despir-se
• Repetir sons
• Dizer frases de duas ou mais palavras
• Apontar para as parte do corpo
• Nomear objetos e gravuras
• Vestir roupas simples

BERÇÁRIO




No berçário estão as crianças de 0 a 2 anos. A Escola Lago do Cisne trabalha com a “política de portas abertas” e estimula a interação dos pais com os bebês pois este é um aspecto de grande importância para o primeiro desenvolvimento da criança. A partir do trabalho de profissionais qualificados e o apoio da família é possível estabelecer uma escala de adaptação possibilitando uma transição tranqüila de casa para a escola.

A estrutura física do berçário foi planejada de forma que cada criança esteja sempre em um ambiente seguro, limpo e tranqüilo, onde as educadoras oferecem muito carinho e uma educação psicomotora para que as crianças se conscientizem sobre seu corpo por meio de atividades lúdicas (engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, subir e descer nos estimuladores, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão, etc.). Respeitando a individualidade e o desenvolvimento de cada criança, as educadoras ensinam músicas, lêem histórias e brincam com jogos educativos encorajando o reconhecimento de formas, cores e uma progressiva aquisição da comunicação e do desenvolvimento motor.

O berçário tem como objetivo promover oportunidade para que a criança consiga e seja capaz de:

• Andar alguns passos sem apoio
• Comece a usar a colher
• Localize rapidamente os sons
• Compreenda frases simples
• Atenda seu próprio nome
• Iniciar o treino do toilete
• Cooperar no vestir-se